sexta-feira, 3 de abril de 2009



"Que aconteceu em Nahr El Bared? Não, não foi um tsunami. Nem mesmo um tremor de terra de grau 8. Foi simplesmente uma guerra de grau 10.
Nahr El Bared era o principal campo de refugiados palestinianos do Norte do Líbano. Era. Porque os combates que, entre Junho e Outubro, opuseram o exército libanês ao grupo salafita Fatah Al Islam, tudo varreram.
Antes da entrada no campo, e situado à direita da estrada, nasceu entretanto um novo bairro. É o primeiro do retorno.
Cinco mil e quinhentas famílias foram expulsas das suas casas pelos combates. Abandonaram tudo para sobreviverem. Foram para outros campos de refugiados, já de si saturados. A maioria ainda hoje aí vive, dormindo em armazéns e salas de escolas sem as menores condições.
Este bairro é apenas um recomeço. Para as primeiras 150 famílias que decidiram regressar. As casas são da responsabilidade da Agência das Nações Unidas para os refugiados (UNHRWA). Cada família até seis pessoas tem direito a 8 metros quadrados; e a um telhado de zinco que pinga humidade para o interior da habitação como se fosse chuva, porque alguém decidiu que não teriam inclinação."

Miguel Portas in http://www.miguelportas.net/blog/?p=337

Nenhum comentário:

Postar um comentário